Orkut - Motivos da decadência. - Queria Ser Nerd - Conteúdo Geek, Otaku, Nerd
Ofertas do dia - Magazine Pop Box

Orkut - Motivos da decadência.


"Acho que todos que lerem esse artigo já tiveram uma conta no Orkut. Por muito tempo ele foi o "xodó" dos jovens, uma forma de pessoas encontrarem antigos amigos, assim como eu encontrei. Porém, com a chegada do Facebook, e sua aparência mais moderna, organização e política de uso apesar que ninguém lê isso mais democráticas, os filhos do Orkut migraram para a outra rede social e, renegando a antiga casa, ainda o chamaram de Rede Social de Favelado, de Pobre. Me corrija se estiver errado. Mas como tudo na vida, todos temos altos e baixos, e quem sabe se um dia o orkut não inova e volta a moda. Aí dependerá dos internautas." - Paulo Souza

Orkut



O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.
O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil a rede social teve mais de 30 milhões de usuários, mas foi ultrapassada pelo líder mundial, o Facebook. Na Índia também é a segunda rede social mais visitada. O orkut tem mais de 33 milhões de usuários ativos no mundo.

A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.

Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).


Decadência

Desde outubro de 2011 o orkut vem caindo enquanto outras redes sociais como o Facebook e o Twitter vêm crescendo cada vez mais. Muitos dos usuários do orkut, nesses últimos meses, vêm deixando de acessar a rede social e assim ela já está perdendo seu espaço no mercado.
  • 2012

No início de 2012 o Orkut foi ultrapassado pelo Facebook que se tornou a maior rede social no Brasil, durante o mês de dezembro de 2011, segundo dados da comScore divulgados em janeiro. Pesquisa da companhia mostrou que a rede fundada por Mark Zuckerberg atraiu 36,1 milhões de visitantes durante o período, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google.

  • 2013

Em 2013 foi realizada uma pesquisa que diz que em três anos o Orkut perdeu 95,6 do número de acessos fixos no Brasil registrando assim queda vertiginosa no país e sendo superado pelo Facebook.

Chegou a ocupar a terceira posição das redes sociais mais utilizadas no país, enquanto o Facebook ocupa a primeira colocação 18 , mas acabou perdendo a posição para o ask.fm.

Alguns outros efeitos que fizeram o orkut perder adeptos foi a transição para a nova versão, layout diferente e complicado praquela época,  lembro-me que houve muitas críticas, pessoas já ameaçando deixar a rede social. Outro fator foi o excesso de spam que circulava na rede,   MEEEOOOOO DEOOOOS,   minha caixa de mensagem era cheia, eu recebia mais mensagem de spam do que dos meus amigos.

AVISO AO FACEBOOK: 
TA ENCHENDO DE SPAM TAMBÉM E O POVO TA RECLAMANDO

O Orkut teve uma época boa e interativa com os usuários que foi a criação do Orkut Ao Vivo, onde nós assistíamos a vídeos com convidados especiais: humoristas, colunistas, bandas, a transmissão do Rock in Rio e etcetera.
Algumas vantagens do orkut sobre outras redes eram:

  • Comunidades com descrição editável em html, vinculação com o Google+, Extensão gif. liberada, entre outras vantagens.
  • As pessoas cobiçavam receber depoimento kkkkkk lembro bem.
  • Os apps do Facebook são os mesmos apps do Orkut. E alguns permitem até a vinculação de contas pra te animar a jogar, recuperar dados.

Mas, enfim, quis apenas mostrar um pouco da história trágica do orkut, suas vantagens e desvantagens e que não há muita diferença entre o orkut e o Facebook.

Obrigado pela atenção.
Não esqueçam de comentar e compartilhar o post com os amigos.